terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Guardanapos: alugar ou fazer?

Meninas, bom dia.
Hoje vou falar sobre um item de decoração que faz qualquer mesa ficar com um ar requintado: os guardanapos de pano.
Quando comecei a ver a decoração do casamento não tinha ideia de que era possível fazer os guardanapos. Então, iríamos alugá-los e seria menos uma dor de cabeça.
Mas depois quando eu soube que para alugar um guardanapo não era baratinho e caso algum convidado levasse o guardanapo de ‘’presente’’ para casa, nós teríamos que pagar uma multinha básica por eles, eu desisti de alugar.

 Aproveitei que uma amiga que casou agora fez os guardanapos e perguntei se valia a pena. É óbvio que vale! Mas vale muito a pena quando você tem quem faça os arremates da costura para você. Se você tiver que contratar alguém para isso, o guardanapo pode ficar num valor próximo do aluguel. Aí, não compensa o trabalho.
Como a minha sogra faz esses arremates, vou me aproveitar da bondade dela e pedirei para que faça para mim, 160 guardanapinhos :)
Ah, e depois que eu soube da promoção da loja de tecido no centro do Rio (http://www.noivaenfim.blogspot.com.br/2013/12/promocao-das-boas.html), e perguntei a essa minha amiga que casou se o valor do tecido está num preço bom, e ela me informou que está bom demais! Eu resolvi meter a cara na confecção dos guardanapos.
Não tem mistério! Você precisa saber o tamanho do guardanapo que irá fazer, a quantidade de tecido necessária para a quantidade de guardanapos e o tipo de tecido.
 
Quanto ao tamanho do guardanapo, a cerimonialista me disse que o tamanho ideal seria 40cmx40cm. Acredito que existam guardanapos menores e maiores, mas vou seguir o que ela me disse.

Quanto ao tecido, lembro que ela me falou vários nomes e o único que eu guardei foi o Gorgurão. Mas pelo nome, algo me diz que ele não é barato. E pesquisando em sites, o preço médio dele é de R$10!! Muito dinheiro para o meu bolso!
Então, foi quando eu soube do site da loja em promoção (link acima) e vi que o tecido Oxford estava em promoção. A minha amiga que casou fez com esse tecido e eu achei bacana. Não pensei duas vezes, vou fazer com esse tecido: preço bom e satisfaz o papel de um guardanapo.
Para saber a quantidade de guardanapos, você tem que saber o número de convidados sentados. Como no meu caso, eu ainda não sei. Vou comprar tecido para 150 convidados (número de convidados da festa) + uns 10 guardanapos sobressalentes, totalizando 160 guardanapos. Estou colocando guardanapos sobressalentes porque vai que cai no chão ou vai alguém a mais, sei lá. Melhor prevenir.
Tenho todas as informações necessárias e como faço para calcular a quantidade de tecido?! Eu sou uma pata com relação a essas coisas e demorei um tempo para entender esse cálculo. A noiva que me explicou teve que literalmente desenhar para eu entender :)
Vamos lá!
O tecido Oxford tem 1,40m de largura. Como eu quero fazer um guardanapo de 40x40, para eu saber a quantidade necessária de tecido, vou dizer que cada guardanapo deverá ter 41x41cm. Por que isso? Porque ainda será feita a bainha do guardanapo.
Vamos aos cálculos:
- Para saber a quantidade de guardanapos que cabem na largura do tecido de 1.40m, você precisa dividir a largura do tecido pela largura do guardanapo. Antes, é necessário converter 1.40 metros em centímetros, onde 1.40m equivalem a 140 cm. Só andar com a vírgula duas vezes para a direita.
Logo, será 140cm/41cm = 3,41463 guardanapos. Ou seja, cabem 3.4 guardanapos em uma fileira. Mas como não se faz ¼ de guardanapos, iremos contabilizar apenas 3 guardanapos por fileira, tendo 41cm cada guardanapo.
 - Agora para saber quantos metros de tecido comprar, você precisa do número de guardanapos que quer fazer. No meu caso são 160.
Logo, você dividirá o nº de guardanapos total pelo nº de guardanapos que cabem na fileira. Assim, será 160/3 = 53,333. Esse valor é referente ao nº de linhas de guardanapo. Como não existe 1/3 de guardanapo, iremos arredondar para 54.
- Agora você irá multiplicar esse valor referente ao nº de linhas de guardanapo pela largura do guardanapo.
Logo, será 54*41cm = 2214cm, o que equivale a 22,14 metros.
Desse modo, para 160 guardanapos serão necessários 22,14 metros de tecido. Como eu gosto de me precaver, comprarei 23m de tecido. O que dá 86 cm a mais e ainda dá pra mais 2 guardanapos sobressalentes, caso dê erro na confecção de algum. Se tudo der certo, no final ficarei com 162 guardanapos.
Como o tecido Oxford que eu vou comprar está no valor de R$3,85/metro, para 23 metros de tecido gastarei R$88,55. Onde cada guardanapo feito sairá por, aproximadamente, R$0.55.
R$88,55/162guardanapos = R$0,55
Uma boa economia não?!
Mãos a massa meninas!

34 comentários:

  1. Boa tarde Juliana!
    Amei a ideia de fazer os guardanapos...
    Conseguiu comprar por esse preço mesmo???
    onde comprou?

    Cinthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui na loja Império das Pelúcias, onde rolava a promoção, mas não tinha na cor branca. Acabei comprando por R$4 e pouco em outra loja. Agora não lembro o nome porque rodei tanto no Saara atrás disso. Fui barganhando né. Falei que era a vista e perguntava se baixariam o valor, até que achei num local mais próximo do valor que eu estava disposta a pagar.

      O site da loja é www.imperiodaspelucias.com.br.
      Vai na aba Promoções que lá informa os tecidos que estão na promoção segundo o dia da semana. Vê se ainda está rolando.
      A loja fica na Rua da Conceição, 19 - Centro - RJ

      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas Ju!

      bjs

      Excluir
    3. Poxa.. Amei a dica.. Mais o metro do oxford aki na minha cidade é 10 reais.. 😢😢😢 mais vou procurar algum outro tecido mais em conta ..

      Excluir
  2. Ju, vc é d+. Obrigada pelo relato, apesar de ter lido somente agora, adorei.
    Vou pesquisar para fazer os guardanapos de casamento da minha mãe.
    Obg.
    att,
    Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Aline!
      Faço isso para ajudar outras noivinhas que tentam economizar em tudo que podem, como eu :)
      Bjs

      Excluir
  3. Boa noite,

    Gostaria de saber se utiliza o guardanapo de pano apenas nos casamentos que serviram jantar a mesa ou utiliza tb nos casamentos com buffet volante e ilha de massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, meu casamento é com mini jantar e terá o guardanapo de pano. Não é necessário, mas acho que a mesa fica mais sofisticada com eles.

      Excluir
  4. Galeraa, Tecidos baratos vcs conseguem encontrar no Shopping Vida, na via Dutra, 9000 - Coelho da Rocha.

    ResponderExcluir
  5. Muitooooooo bom seu post! Super detalhado! Obrigada

    ResponderExcluir
  6. valeu mesmo sou florista de casamento monto casamentos a alguns anos e entendo quase tudo menus sobre gardanapos kkkk
    muito bom as noivas se ajudarem assim
    super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia: ajudar sempre!
      Informação deve ser repassada e não guardada :)
      Bjs

      Excluir
  7. Adorei as dicas da medida! Muuuuuito útil pra mim! Beijo beijo

    ResponderExcluir
  8. Se você ficou com 86 cm a mais no comprimento do tecido, que tem 1,4 m de largura, não ficou só com 2 a mais... Ficou com 6! Se deu bem!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Isso que chamo de post (caído do céu) essas informações me ajudaram sobre maneira, masss no meu humilde 'calso" são apenas 450 rsrssrs convidados, então irei cogitar se vale a pena confeccionar os almejados guardanapos de pano, caso contrario terei que apelar para guardanapos de papel.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Você é ótimaaa pra explicar! Nota 1000 para o seu post. Aqui em Brasília o aluguel está saindo a R$ 2,00 cada, o que não é caro. Mas a minha mãe é costureira, e está louca pra colocar a mão na massa e participar dos preparativos. Imagina o quanto você nos ajudou!!!

    ResponderExcluir
  12. E onde conseguiu comprar o porta guardanapo??

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada pela dica e eu ainda vou bordar o monograma vai ficar lindo...

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pela dica e eu ainda vou bordar o monograma vai ficar lindo...

    ResponderExcluir
  15. Meninas, no mercado livre tem kit para montagem de porta guardanapo. Achei um de pérola c/ 100 unidades por 50,00. No meu caso como o casamento vai ser rústico vou usar corda de juta. Minha mãe está fazendo os guardanapos mas gastamos um pouco + c o tecido puro algodão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Achei a 100,00 com 100 guardanapos. Poderia me passar o link? Outra coisa, onde comprou a juta? O meu será rústico também mas não consegui achar aqui no Rio

      Excluir
  16. Oi Juliana, tudo bem? achei super bacana seu post sobre os guardanapos.
    Sou de BH e estou super interessada em fazer também, só que preciso de uma costureira pra fazer pra mim.
    Ainda estou a procura dela.
    Você tem uma costureira ou sua sogra que faz pra vc? estou sem saber quanto que a costureira teria que me cobrar pra valer a pena fazer com ela. vc paga o que?? Abraço Janaína

    ResponderExcluir
  17. Olá Janaína! A minha sogra que costurou para mim. Ela fez a bainha dos guardanapos e não tem mistério nenhum. Se você tiver alguém que faça pra você, é mais tranquilo. Não tive que pagar nada, só dei a linha que iria precisar. Mas eu enviei pra ela todos os guardanapos já cortados. Bjs

    ResponderExcluir
  18. A idéia de comprar o tecido sem dúvida é ótima.
    Estou com uma cliente que deseja o tecido floral e que tenha amarelo. Irei em busca do tecido, fotografar, enviar e ver o que ela diz...e depois ainda chorar com alguma costureira que faça um arremate bem feito. Vou precisar de 100 unidades. Caso alguém tenha informação de costureira que queira pegar esse trabalho, por favor entre em contato:
    noiva-antenada@gmail.com Meu nome é Graça Obrigada! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  19. boa tarde juliana amei a ideia de fazer e mesma os guardanapos mais não sou muito boa em matemática então não entendi a conta mais gostaria de saber se tem como você passar a quantidade mais ou menos de tecido para 260 guardanapos obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Segue como eu fiz a conta pra saber qt de tecido eu teria que comprar.

      1° - Você precisa saber a largura do tecido que você vai comprar. Na época o que eu comprei tinha 1,40m de largura.

      2° - Como eu quero fazer um guardanapo de 40x40, para eu saber a quantidade necessária de tecido, vou dizer que cada guardanapo deverá ter 41x41cm. Por que isso? Porque ainda será feita a bainha do guardanapo.

      3° - Para saber a quantidade de guardanapos que cabem na largura do tecido de 1.40m, você precisa dividir a largura do tecido pela largura do guardanapo. Antes, é necessário converter 1.40 metros em centímetros, onde 1.40m equivalem a 140 cm. Só andar com a vírgula duas vezes para a direita.
      Logo, será 140cm/41cm = 3,41463 guardanapos. Ou seja, cabem 3.4 guardanapos em uma fileira. Mas como não se faz ¼ de guardanapos, iremos contabilizar apenas 3 guardanapos por fileira, tendo 41cm cada guardanapo.

      4°- Agora para saber quantos metros de tecido comprar, você precisa do número de guardanapos que quer fazer. No meu caso são 160.
      Logo, você dividirá o nº de guardanapos total pelo nº de guardanapos que cabem na fileira. Assim, será 160/3 = 53,333. Esse valor é referente ao nº de linhas de guardanapo. Como não existe 1/3 de guardanapo, iremos arredondar para 54.


      5° - Agora você irá multiplicar esse valor referente ao nº de linhas de guardanapo pela largura do guardanapo.
      Logo, será 54*41cm = 2214cm, o que equivale a 22,14 metros.
      Desse modo, para 160 guardanapos serão necessários 22,14 metros de tecido. Como eu gosto de me precaver, comprei 23m de tecido. O que dá 86 cm a mais e ainda dá pra mais 2 guardanapos sobressalentes, caso dê erro na confecção de algum.

      Excluir
  20. Juliana,

    Quer vender os seus guardanapos??

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Fiz um molde rígido, acho que num papelão, do tamanho que eu queria e fui desenhando por cima do tecido. Depois cortei todos os quadrados.

      Excluir